Reconhecimento e Avaliação

O curso de Ciências Contábeis da UFV foi reconhecido pela portaria do MEC Nº 1.628 de 03 de junho de 2004 e foi reformulado em 2010 para atender os requisitos da Resolução CNE/CES n. 10, de 16 de dezembro de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências e da Resolução CNE/CES n. 2, de 18 de junho de 2007, que dispõe sobre a carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação.

Em 28/12/07 foi publicada a Lei n° 11.638, resultado da conversão do Projeto de Lei n° 3.741 que modifica a Lei das S.A. Esta Lei entrou em vigor no dia 01/01/2008 propondo uma mudança de filosofia, postura e pensamento quanto a três tópicos: primazia da essência sobre a forma; primazia da análise de riscos e benefícios sobre a propriedade jurídica e normas orientadas por princípios e não por regras excessivamente detalhadas e formalizadas. A Medida Provisória nº 449, de 3 de dezembro de 2008, convertida na Lei nº 11.941, de 27 de maio de 2009 e as inovações por ela trazidas alteram a legislação tributária federal relativa ao parcelamento ordinário de débitos tributários; concede remissão nos casos em que especifica; institui regime tributário de transição, alterando também as leis e decretos a ela vinculados.

Para uma análise cuidadosa e com o intuito de propiciar as modificações necessárias à harmonização das normas contábeis brasileiras às normas internacionais, o Comitê de Pronunciamento Contábil – CPC, criado pela Resolução CFC n. 1055/2005, constituído pelos principais organismos envolvidos com os assuntos contábeis, emitiu e continua emitindo inúmeros pronunciamentos buscando soluções, inovações e normatizando a prática a partir das modificações legais.

O curso de Ciências Contábeis passa pelo processo de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que é formado por três componentes principais: a avaliação da UFV, do curso e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

Além disso, o curso se propõe a realizar a auto-avaliação que é um processo de construção do conhecimento visando melhorar a qualidade do curso. Assim, sistematiza informações, analisa coletivamente os significados de suas realizações, desvenda formas de organização, administração e ação, identifica pontos fracos, bem como pontos fortes e potencialidades, e estabelece estratégias de superação de problemas.

No processo de auto-avaliação, é considerada a avaliação periódica realizada pelos discentes, o que permite um conhecimento mais profundo da realidade educacional e, consequentemente, melhoria na qualidade de ensino.

O projeto de auto-avaliação do curso visa o estudo apurado das condições materiais do curso (tempo, infra-estrutura, recursos humanos e financeiros) para o alcance do pleno desenvolvimento de seu projeto pedagógico.


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